São muitos os benefícios que o envidraçamento de varanda pode oferecer, porém, saber como limpar a cortina de vidro é fundamental para usufruir desse sistema como deveria.
Diante de tal situação, no post de hoje vamos dar algumas dicas de como fazer isso. A limpeza dos vidros deve começar na parte interna, a primeira recomendação é retirar o pó dos vidros com um espanador ou um pano que não solte fiapos.
O ideal é que isso seja realizado pelo menos uma vez por semana, uma vez que o acúmulo de pó ocorre diariamente, especialmente se você mora em uma região com alta concentração de poluição.
O próximo passo é limpar os vidros com água e detergente neutro, conte com a ajuda de um borrifador para fazer isso, aplique o produto sobre os vidros ou, se preferir, deixe a mistura em um balde e aplique com a ajuda de uma esponja.
Depois se seguir essas recomendações, limpe a parte externa da cortina de vidro com um rodo, molhe um pano macio na mistura de água e detergente, enrole no rodo e esfregue na parte externa dos vidros. Para finalizar, troque o pano molhado por um seco e passe sobre a parte externa do vidro.
No entanto, o que muitos não sabem, é que é possível remover a sujeira e a gordura impregnada no vidro de forma prática e rápida, bastando utilizar os produtos corretos.
O que muitos não sabem que é os dias nublados são os melhores para realizar a limpeza. Isso porque, a incidência de luz solar direta acaba secando o produto antes que você tenha feito o polimento completo do vidro.
Cuidados na hora de realizar a limpeza do envidraçamento de varanda
Justamente por estarem expostos aos agentes externos, tais como o sol, a chuva e o vento, os vidros das sacadas podem acumular sujeira, o que impacta negativamente na vida útil das folhas de vidros. Portanto, não somente por questões ligadas à aparência, mas também para a conservação dos vidros da sacada, limpe os vidros e os trilhos periodicamente, retirando a poeira e qualquer tipo de sujeira existente.
Tal cuidado evita manchas, riscos e outros problemas ligados ao envidraçamento de varanda. Outra dica importante diz respeito ao correto manuseio das folhas de vidro. Outra dica é aspirar os trilhos do envidraçamento com frequência, pois isto colabora para a movimentação do vidro e futuras limpezas, evitando aglomeração de resíduos.
Jamais utilize produtos corrosivos, tais como: ácido muriático e soda cáustica. Sendo assim, a conservação também depende dos cuidados na limpeza e manutenção. Não esqueça de realizar a limpeza das guarnições de borracha e escovas, faça uma solução com água e detergente neutro. Lembrando que a limpeza de vidros deve ser feita nos intervalos de no mínimo 12 meses em zona urbana ou rural, e no mínimo a cada 6 meses em zona marítima ou industrial.
Não utilize detergentes abrasivos, água sanitária, saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo, objetos cortantes ou perfurantes, produtos derivados do petróleo (vaselina, removedor, tiner, etc) e produtos ácidos ou alcalinos, pois sua aplicação pode manchar ou tornar opacas as superfícies.
Jamais aplique óleos e graxas, uma vez que todas as articulações e roldanas já trabalham sobre uma camada deslizante, e estes produtos contém em sua composição ácidos e outros aditivos não compatíveis com os materiais utilizados na fabricação do sistema.
O que fazer em casos de problemas com a cortina de vidro
Em situações que o fechamento de vidro está apresentando problemas que o impeçam as folhas funcionarem de maneira adequada, solicite uma revisão técnica com a Solução Varandas para resolver o problema! Levando em consideração, as principais causas de avarias no vidro de uma sacada envidraçada, podemos dizer que o uso incorreto do sistema influencia na deterioração da cortina de vidro.
Em geral, cabe ao morador, apenas a tarefa de realizar uma limpeza adequada e adotar cuidados básicos com a manutenção do vidro.