A revisão geral do envidraçamento de varanda consiste em um conjunto de técnicas que vão desde a colagem dos vidros até a lubrificação de roldanas. Porém, um questionamento muito comum dos moradores é qual o tempo necessário para realização da manutenção preventiva e o que é feito nesta revisão. Vamos explicar a seguir.
Saiba como funciona a revisão geral do envidraçamento de varanda
Colagem das lâminas
A primeira etapa está relacionada a revisão na colagem de todas às lâminas de vidro. Até porque, um dos problemas mais frequentes no envidraçamento de sacada é o descolamento ou desprendimento da lâmina de vidro do painel.
Isso acontece na maioria das vezes pelo fato de o selante estrutural ser usado de forma inadequada ou devido ao uso do produto errado. E durante a revisão geral toda às lâminas tem suas colagens testadas e caso apresentem qualquer desprendimento ou movimentação são imediatamente desmontadas e coladas novamente.
Desobstrução dos trilhos superiores e inferiores
Apesar de parecer algo simples, a desobstrução dos trilhos superiores e inferiores influenciam diretamente na durabilidade e bom funcionamento de todo o sistema. Isso porque, trata-se de um canal de rolagem aberto e com o passar o tempo, é comum que acumule poeira e fragmentos das roldanas que vão se desgastando.
Diante dessa situação, a primeira consequência direta disso é o entupimento dos drenos de água, além da sujeira ser arrastada para os estacionamentos de recolhimento, de maneira que o eixo da roldana acabe sendo torcido, pois seu espaço de pivotagem está completamente comprometimento.
Portanto, uma dica para manter os trilhos superiores e inferiores desobstruídos é a cada 30 dias limpá-los com o uso de pincel e para remover a sujeira juntada usar o aspirador de pó. Esse processo deve ser feito por toda a extensão dos trilhos bem como dentro dos pontos de recolhimento e pivotagem.
Após a limpeza, é possível ainda aplicar uma camada de desengripante para auxiliar no deslizamento das roldanas. Este processo é muito fácil de ser realizado e faz toda diferença na conservação do envidraçamento de sacada.
Trocas regulares das roldanas
As roldanas no fechamento de varanda necessitam de manutenções periódicas e regulares. Até porque, são compostas por um eixo em aço inox, rolamentos blindados e revestidas em poliacetal.
E devido aos tipos de materiais utilizados, é muito comum que após o segundo ano de uso comecem a apresentar fissuras e desgaste, causando a dificuldade no deslizamento das folhas de vidro bem como a desregulagem do sistema.
Outro problema que às roldanas podem apresentar é a torção do eixo que causa o tombamento da folha de vidro. No processo de revisão geral do fechamento de varanda, a recomendação é trocar as roldanas de todas as folhas de vidro.
Para realizar a troca das roldanas é necessário desmontar um trecho do sistema, a fim de remover às roldanas internas. Após a troca é necessário regular todo envidraçamento novamente. E tome cuidado, caso sua cortina de vidro não está deslizando com facilidade é sinal de que está na hora de substituir às roldanas.
Troca das escovas de vedação
Na revisão geral do fechamento de varanda é analisado a necessidade da troca das escovas de vedação. Lembrando que o desgaste das escovas localizadas nos trilhos superiores e inferiores influenciam no aumento de entrada de água e ruídos causados pelo vento.
Na maioria dos casos, as escovas se desgastam principalmente pelo fato dos vidros estarem desregulados e começarem a raspar nos trilhos.
Para realizar a troca das escovas dos trilhos é necessário retirar um seguimento de trilho e realizar o destravamento da fita presa ao trilho, este processo deve ser realizado em todos os seguimentos dos trilhos do lado interno e externo. Para garantir um resultado satisfatório é necessário garantir que seja usado a escova de altura adequada.
Regulagem e nivelamento dos trilhos e lâminas de vidros
A próxima etapa da revisão geral consiste na regulagem e nivelamento dos trilhos e lâminas de vidros. É muito comum se deparar com sistemas que estão com as roldanas em perfeito estado, porém tem um deslizamento superpesado, isto ocorre na maioria das vezes por conta de um nivelamento inadequado.
E para saber se o envidraçamento está nivelado de forma adequada, a empresa especializada na assistência técnica de fechamento de varanda utiliza o nível. Caso necessite da regulagem, os rebites e parafusos dos trilhos são soltos e é feita a checagem de toda a extensão linear da cortina de vidro.
A melhor maneira de garantir o nivelamento adequado é utilizando a mangueira de nível. Sabemos que é um trabalho muito mais demorado e exige bastante experiência, porém quando o envidraçamento é nivelado com a mangueira de nível de forma correta o sistema fica muito leve, com deslizamento perfeito. Após nivelar, o lado interno dos trilhos são parafusados e o lado externo rebitado.
São muitos os fatores a serem analisados em uma revisão geral e por isso a importância de estar sempre realizando a manutenção do envidraçamento de varanda.