De acordo com a norma técnica ABNT NBR 16.259, a recomendação é realizar uma manutenção da sacada de vidro em um prazo máximo de dois em dois anos. Entretanto, sabemos que a prevenção é a melhor alternativa para evitar prejuízos e problemas maiores, principalmente quando se trata do envidraçamento de varanda, que podem resultar a situações irreversíveis, já que um grave acidente com chapas de vidro traz sérios riscos.
Diante de tal situação, o morador possui grande responsabilidade de realizar sempre que possível uma manutenção da sacada, para revisar o estado que se encontra as folhas de vidros. Até porque, com o passar do tempo, é comum surgir vidros descolados, guias quebradas, eixos de roldanas torcidas, rolamentos rachados, entre outros problemas que costumam aparecer após o segundo ano de uso do envidraçamento.
E quando negligenciamos a manutenção do envidraçamento da sacada, estamos colocando todas as pessoas que ali moram em um risco. No caso de condomínios, a situação pode ser ainda mais preocupante, já que não é outras pessoas estão circulando.
De modo que, uma roldana danificada ou vidro descolado da sacada, por exemplo, pode provocar a queda de uma lâmina de vidro e cair em uma área comum do prédio, podendo causar um acidente fatal. Por isso, a importância também dos administradores de condomínios abordarem essa questão em reuniões sindicais, a fim de alertar sobre os perigos aos quais tantas pessoas estão expostas.
Principais problemas que podem acontecer com a sacada de vidro
Vale destacar que, mesmo sistemas que não são frequentemente manuseados precisam de manutenção, já que somente a sobrecarga dos vidros, que possuem em média 25kg por lâmina, peso intensificado pela pressão do vento, desgasta os componentes do sistema, principalmente as roldanas.
Afinal, imagine o estrago que a queda de uma lâmina de vidro é capaz de fazer e a manutenção do fechamento de vidro não só garante o bom funcionamento da sacada, mas a segurança dos usuários. A recomendação é sempre estar solicitando uma revisão geral da sacada de vidro e não cometer o erro que a grande maioria faz, esperar algum problema surgir para fazer manutenção da varanda.
Envidraçamento de sacada: como evitar problemas
Uma das formas de prevenir é fazer o uso correto do envidraçamento de varanda, isso porque, quando mal utilizado, influencia na deterioração da cortina de vidro. De modo geral, cabe ao usuário realizar apenas a tarefa de uma limpeza adequada e adotar cuidados básicos com a manutenção do vidro. Na verdade, uma instalação adequada dos vidros é o principal fator que minimiza as avarias.
Lembrando que o fechamento da varanda é de responsabilidade individual de cada um dos moradores que optar por fazê-la. Sendo assim, fica por sua conta realizar todas as atividades necessárias e arcar com as consequências do descumprimento de padrões.
Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada, que possa fornecer mão de obra para realizar todo o trabalho, não apenas na instalação, mas garantindo o cumprimento das normas legais e condominiais.
Assistência Técnica COMPLETA para fechamento de Varandas no Espírito Santo
Envidraçamento de Sacadas, Cortina de Vidro, Vedação e outros problemas podem ser resolvidos através da equipe de profissionais capacitados e preparados para atender todas as marcas e modelos de envidraçamentos na Solução Varandas.
A empresa realiza Manutenção Preventiva e Corretiva em sistemas de fechamento de varandas, cortinas de vidro e envidraçamento de sacadas em toda a Grande Vitória e Interior do Estado. Entre em contato e faça um orçamento!