Dicas de como limpar cortina de vidro
Saber como limpar a cortina de vidro sem deixar a folhas embaçadas pode ser um sacrifício para muitos. Sabemos que por ser uma atividade rotineira, deve ser encarado como algo prático, afinal de contas, na correria que a grande maioria das pessoas vivem atualmente, a falta de tempo impede de realizar diversos afazeres domésticos.
Por isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas de limpeza das cortinas de vidro, de maneira que a higienização possa ser realizada em poucos minutos e sem grandes esforços físicos.
Veja seguir quais os passos seguir:
Passo 1: tire a poeira mais grossa da cortina de vidro com um espanador, tal medida é extremamente importante para evitar que a sujeira grudada venha a arranhar o vidro, quando o pano for passado por cima.
Passo 2: após remover a poeira inicial, use um pano macio e limpo, que deve ser embebido de água morna, álcool ou, no máximo um produto específico para vidros. Lembrando que o cloro, amoníaco, água sanitária, entre outros produtos ácidos, não deve ser usado para não danificar o material ou até mesmo prejudicar a garantia do produto.
Passo 3: depois de passar o pano umedecido, deve-se finalizar o trabalho com o uso de um pano seco para retirar possíveis manchas de secagem. Após esse processo, a última ação é utilizar um aspirador de pó para limpar os trilhos e a limpeza está finalizada.
Dica extra: caso seu envidraçamento de varanda abrigue a churrasqueira, a limpeza deve ser feita com um pouco mais de frequência, já que a gordura dificulta a remoção da sujeira.
Em relação ao uso de produtos líquidos, ou mesmo em creme ou pasta, é preciso evitar a utilização de material abrasivo, como esponja, panos ásperos, lixas, entre outros. Nesse caso, também pode haver danos à superfície do vidro, como arranhões mais profundos. Caso tiver alguma dúvida, consulte a empresa de manutenção de fechamento de varanda, que poderá ajudá-lo (a).
Limpeza interna e externa das cortinas de vidro
Parte interna da cortina de vidro
Limpar a parte interna da cortina de vidro é relativamente fácil, já que tudo pode ser feito de dentro de casa, sem riscos. O primeiro passo para realizar essa limpeza é tirar o pó dos vidros com um espanador ou um pano que não solte fiapos.
O ideal é que isso seja feito pelo menos uma vez por semana, uma vez que o acúmulo de pó ocorre diariamente, especialmente se você mora em uma região com alta concentração de poluição.
Em seguida, pegue um produto específico para limpar vidros ou prepare uma mistura de água com detergente neutro (quatro gotas de detergente para 500 ml de água) e coloque o líquido em um borrifador. Aplique o produto sobre os vidros ou, se preferir, deixe a mistura em um balde e aplique com a ajuda de uma esponja. Para finalizar, passe um pano que não solte fiapos sobre o vidro.
Parte externa da cortina de vidro
Limpar a parte externa dos vidros da sacada é a parte mais difícil, uma vez que não é recomendado se pendurar para fora da varanda para fazer o serviço. Se você não mora no andar térreo, é possível utilizar um rodo para ajudar na limpeza: molhe um pano macio na mistura de água e detergente, enrole no rodo e esfregue na parte externa dos vidros. Para finalizar, troque o pano molhado por um seco e passe sobre a parte externa do vidro. Outra opção é procurar por profissionais especializados para realizar o trabalho.
Cristalização dos vidros: método eficaz para o envidraçamento de varanda
A cristalização dos vidros é um método, na qual aplica-se um tipo de produto, que cria uma camada ultra repelente de água. O objetivo é impermeabilizar as folhas de vidro, deixando-as livre de corrosões, água calcária, poluição, maresia e qualquer tipo de deterioração.
A recomendação é realizar a cristalização dos vidros a cada seis meses, assim você dispensa a necessidade frequente de manuseio para a limpeza.
Além da limpeza das cortinas de vidro, para evitar correr sérios riscos, o ideal é fazer manutenções preventivas e periódicas com intervalos de máximo de dois anos. Até porque, a manutenção do envidraçamento de sacada também garante que este tenha sido instalada corretamente, de acordo com a norma regulamentadora ABNT NBR 16.259.