A manutenção detectiva tem como principal funcionalidade encontrar falhas não perceptíveis no fechamento de varanda, de modo a evitar maiores prejuízos futuros e colocar até mesmo a vida dos moradores em risco.
Também conhecida como manutenção proativa, esse tipo de serviço é capaz de prever falhas antes mesmo que elas aconteçam de fato, o que a torna fundamental para a garantia de confiabilidade e funcionalidade do envidraçamento de varanda.
A importância da manutenção detectiva no fechamento de varanda
As cortinas de vidros podem apresentar falhas com efeitos diretos, ou seja, aquelas que rapidamente são percebidas e, quando ocorrem, prejudicam sua funcionalidade, ocasionando prejuízos. Enquanto isso, existem alguns componentes do fechamento de varanda que apresentam falhas que não possuem um efeito direto e, por isso, podem ser muito perigosas.
Afinal, podem ocasionar efeitos mais graves, como problemas de segurança e impactos ambientais. Diante disso, são esses equipamentos que necessitam de uma manutenção detectiva, ela vai além da prevenção, pois age como um dispositivo de segurança.
A manutenção detectiva tem papel fundamental no aumento da vida útil do envidraçamento de varanda, aumentando a disponibilidade dos equipamentos, de maneira que atue nos chamados sistemas de proteção ou comando.
São sistemas feitos para atuar de forma automática, como uma proteção programada, protegendo outros componentes que são essenciais para o funcionamento.
Lembrando que as manutenções preventivas focam nesses componentes que são protegidos e que, por vezes, podem apresentar problemas. Porém, se a falha estiver no sistema de proteção, a manutenção detectiva demonstrará e não detectar as falhas nos sistemas de proteção podem trazer consequências desastrosas de segurança. Portanto, o ideal é que a ação detectiva aconteça antes que o sistema falhe por completo.
Diferença entre manutenção detectiva e preventiva
Apesar da maioria das pessoas confundirem manutenção detectiva com a preventiva. Entretanto, a detectiva é destinada para sistemas automatizados, nos quais as funcionalidades do fechamento de varanda são realizadas através de circuitos e comandos de sistema.
Portanto, quanto mais automatizado um sistema for, mais necessidade de manutenções detectivas ele terá. Já que as falhas nos sistemas de proteção são ocultas e nada fáceis de serem identificadas.
Apesar de sua importância, muitos moradores acreditam que não seja necessário realizar a manutenção detectiva. Porém, o que muitos não de dão conta é que não dá para esperar uma real necessidade do uso dos sistemas de proteção na vida prática, é preciso testá-los constantemente, e assim, identificar se existem erros de funcionamento.
Por isso, o ideal é fazer o planejamento de paradas. Na verdade, o ideal é sempre planejar todos os passos de manutenção.
Visto que, a manutenção da cortina de vidro é de responsabilidade do proprietário, que deve sempre contatar a empresa responsável pela instalação para não comprometer a estrutura já instalada.
A troca dos rolamentos ou das películas bloqueadoras de raios solares da cortina de vidro também está dentro das manutenções e, caso seja detectado mau uso, pode haver um custo adicional para a substituição desses materiais.
Além da manutenção detectiva, é preciso se preocupar em realizar a manutenção corretiva e preventiva, ambos os serviços podem ser realizados pela Solução Varandas. Entre em contato e faça um orçamento!